sábado, 7 de agosto de 2010

Aspectos Culturais dos povos da Antiguidade-Egito/Vestuário


Graças as descobertas arqueológicas, nós podemos ter uma ideia sobre o vestuário egípcio. Nessas descobertas há figuras que relatam pessoas com trajes luxuosos para a época, ou seja, eram pessoas de classe alta. A grande população ficava nua, ou quase, com apenas um pedaço de tecido enrolado na cintura. As crianças eram representadas nuas, independente de sua classe social ou riqueza da família.
Confeccionados em linho branco (os tecidos coloridos eram exceção), a tanga para os homens e o vestido reto para as mulheres eram as bases da vestimenta egípcia. O estilo de vestuário evoluiu com o uso de vestimentas amplas, plissadas e transparentes sobrepostas a tanga e vestidos mais elaborados.
Os egípcios possuíam um costume de usar perucas, por ter a função de proteger do Sol, era um elemento constitutivo da vestimenta egípcia, tanto masculina e feminina. Talvez para inibir a presença de vermes, eles tinham de cortar os cabelos curtos, isso valia também para as mulheres que raspavam completamente a cabeça e usavam as perucas.
As funções religiosas ou administrativas envolviam o uso de traje específico. Era o caso do sacerdote funerário, que jogava uma pele de pantera nas costas, e também do vizir, ele era a primeira pessoa do Estado depois do Faraó, que usava um grande manto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário