sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Aspectos Culturais dos povos da Antiguidade-Egito/Alimentação



A história do Egito fascina uma grande massa de pessoas, muitos estudantes de Arqueologia sonham em estudar o Egito, deve ser maravilhoso estudar a Esfinge, as Pirâmides, os mistérios que tem nos Hieróglifos e demais assuntos. Então decidir falar um pouco sobre a cultura egípcia começando pela à alimentação.
No Egito Antigo à alimentação era um assunto levado a sério, seja para garantir sua subsistência, a energia vital ou simplesmente saborear os prazeres da mesa, o povo egípcio gostava bastante de comer.
O regime alimentar dos egípcios na Antiguidade, era principalmente ligado ao cultivo de cereais desenvolvidos no vale e no delta do Nilo. A população egípcia sempre foram grandes produtores de trigo e cevada, eles consumiam bastantes pães, biscoitos, bolos de todos os tipos e bebiam cerveja, cujo o preparo não era muito diferente do modo de fazer pães. Dos vinhedos vinham os vinhos, classificados sob diversos rótulos e jarros.
O povo egípcio também se alimentavam das favas e lentilhas, além disso consumiam cebolas, alho - poró, penino e demais cucurbitáceas. Entre as frutas, a população egípcia gostava mais de maçãs, romãs e azeitonas. Para os temperos e condimentos eles usavam tomilho, alecrim e orégano.
Contudo não é somente de cereais, frutas e vegetais que os egípcios se alimentavam, também eles consumiam carne como as de ganso, cordona, pombo e pato. Entre os peixes eram caçados as carpas, pescada e tilápia, que eram servidos frescos ou secos. Há ainda outro setor importante, era o consumo de carne de lebres, antílopes e, acredite, hipopótamos.

Na segunda parte, vou falar sobre o vestuário dos egípcios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário